sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Dinheiro faz diferença?

Dinheiro faz diferença?

Já foi estudado por Maslow e tão divulgada a "Pirâmide das Necessidades".

Esta pirâmide mostra as necessidades pessoais em graus, iniciando, na base (necessidades maiores) as necessidades FISIOLÓGICAS, que são as necessidades básicas como comida, água, sono, etc.

Quando essas necessidades estão satisfeitas, passa-se a ter outro tipo de necessidade, as necessidades de SEGURANÇA. Estas incluem segurança básica, emprego, saúde etc.

E logo vemos que até aqui o dinheiro é ESSENCIAL para suprir tais necessidades, trazendo FELICIDADE e FAZENDO DIFERENÇA sim, a quem o possui e consegue suprir tais necessidades.

O terceiro tipo de necessidade é de RELACIONAMENTO, incluindo aqui necessidade de amizade, família, relacionamento sexual. A medida que tais necessidades vão sendo supridas (e cada vez menos pessoas têm tais necessidades supridas) vão surgindo outras, mais EMOCIONAIS.

A quarta hierarquia é a necessidade de ESTIMA (auto-estima, respeito, confiança). Veja bem, se as outras não estão supridas, você nem chega a pensar em ESTIMA, ou pensa muito pouco...

E finalmente a necessidade de REALIZAÇÃO PESSOAL, que são as necessidades de reconhecimento, satisfação pessoal e aquele algo "indizível" que é VALOR para quem sente.

Então, amigos, o dinheiro pode proporcionar SIM satisfação EM PARTE para a realização e satisfação dessas necessidades.

Você não tem como COMPRAR RELACIONAMENTO, ESTIMA, REALIZAÇÃO PESSOAL, mas tem como melhorar sua atitude ante à estas necessidades.

Eu, por exemplo, quero agora publicar um livro. Eu tenho a capacidade de escrevê-lo, mas não tenho como OBRIGAR uma editora a publicá-lo. Mas se eu tiver DINHEIRO poderei fazê-lo e satisfazer minhas necessidades de REALIZAÇÃO PESSOAL. Claro que depois posso querer ser reconhecida como uma boa escritora, etc... e isso o dinheiro não vai me dar de jeito nenhum...

Resumo da ópera: dinheiro faz diferença sim, não faz mal, e pode fazer muito bem, se souber usá-lo.

Abraços!

Zenaide Carvalho
www.nith.com.br
Minha missão é disseminar conhecimentos. Qual é a sua?

Nenhum comentário: