segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

A motivação...

A motivação foi o tema que a minha amiga escritora Zenaide nos brindou passando pelo nosso blog ontem e deixando sua marca especial. Obrigada é sempre muito bom ler os seus textos.

Relendo o texto eu percebo que existe uma complexidade muito grande na palavra motivação, afinal ela precisa do seu sujeito principal: o ser humano ( que sabemos tem limitações, medos, desejos, anseios, possibilidades) portanto a motivação torna se o complemento de uma relação que é ambígua por si só.
Nós que vivemos no mundo empresarial, e também somos humanos, e sabemos que hoje a relação hierárquica de uma empresa não existe em face das diversas modalidades de liderança que podemos exercer, temos a consciência da importância do capital humano e principalmente da necessidade de manter equipes motivadas, afinal vivemos na era dos resultados, da maximização de lucros. Mas sabemos o quanto isso é difícil na prática e que livros de auto ajuda nessa hora não resolvem quase nada...
Ai você querendo achar soluções relê aquelas centenas de livros da Faculdade, pede ajuda para sua professora de Psicologia Organizacional, recorre a amigos através dos fóruns, e tenta sempre achar a fórmula para motivação, com se houvesse uma receita tradicional: misture os egos, bata a cunplicidade, coloque 1 kilo de moedas, junte 01 brinde a cada venda, e distribua . Pronto sua equipe está motivada. Sabemos que não é assim, que pessoas reagem de maneiras diferentes, precisam de motivações diferentes, que vão desde um muito obrigada até um chopp no final da tarde. Lidamos com seres humanos e não com máquinas..
E sempre vc que é líder senta no final da tarde, acompanha os relatórios, vê que tudo está errado na empresa e é claro se desespera e fica pensando onde vc errou. Existe sempre a concorrência desleal, a necessidade de atropelar o outro, e as pessoas acabam não fazendo a diferença, são apenas pessoas normais de uma empresa normal e sempre é culpa é de quem? de quem lidera.
Eu hoje com a pouca experiência que eu tenho, acho mesmo que motivação é algo nato, e que as empresas devem mudar mesmo o seu foco caso queiram resultados, inverter mesmo o papel do funcionário na empresa, torná-lo um prestador de serviços, afinal é essa inversão que estamos sofrendo. Dessa forma cobra -se resultados assinados em contratos, e não existe a preocupação com a palavrinha mágica.
Estar motivado é querer fazer o mais, em qualquer circunstância, seja pessoal ou profissional. As pessoas bem sucedidas são aquelas que vivem motivadas mesmo em meio a grandes tempestades.. A frase que eu defino é essa que vi hoje numas das leituras que eu fiz: " a resposta que eu acho já tenho é o não, então por que não tentar o sim??? o máximo é que eu terei o mesmo não inicial "
Pense nisso...
Sil

Nenhum comentário: